Ir para página princial  
Ir para página princial
23/10/2017
Go to English Version
Ir para página princial  
  home
 
 
 
Conheca o Serviço de Geriatria do HCFMUSP Serviços disponibilizados pelo SGHC Saiba mais sobre Alimentação, Atividades físicas e tambem artigos de especialistas Tire sua dúvida com nossos especialistas. Consulte o nosso Guia Médico Entre em contato conosco
 
O SERVIÇO DE GERIATRIA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (SGHC-FMUSP), compreende os mesmos três pilares acadêmicos da Universidade: ensino, pesquisa e extensão.

Integra-se ao universo de especialidades que compõem o Hospital das Clinicas, tanto no aspecto assistencial quanto educacional, interagindo com os demais Serviços e Divisões de forma equilibrada e propositiva.

Por estar vinculado á um Hospital Escola ligado a uma Faculdade de Medicina, que também compreende cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, o SGHC –FMUSP tem com a Interdisciplinaridade uma das suas relações mais intensas e profundas.

O nosso Serviço atua desde a atenção básica à saúde, realizada em um Centro de Saúde Escola até a atenção ao doente em estado crítico, nas enfermarias ou nas unidades de terapia intensiva.

Assim sendo, a formação de cada profissional em desenvolvimento no SGHC-FMUSP pressupõe a sua atuação em todos estes níveis de atenção, que são identificadas e ampliadas conforme as demandas apresentadas pelos idosos em cada nível de atendimento.

Hoje entendemos, por exemplo, que a população idosa vem necessitando, cada vez mais, permanecer em uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) o que é nos motivou a atuar em um ambiente como esse, adequado para aprimorar a melhor forma de conduzir os idosos residentes neste local.

No outro extremo, o SGHC-FMUSP constitui uma atenção específica aos pacientes do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), permitindo que os idosos portadores de câncer possam ser submetidos ao mesmo padrão de tratamento dos demais, sem os riscos adicionais por suas multimorbidades e/ou polifarmácia.

Estes são bons exemplos de que a Geriatria e a Gerontologia podem compor com as diferentes especialidades, nos diversos locais de atendimento, para que o conhecimento aprofundado em uma determinada área possa beneficiar o idoso nas suas diversas peculiaridades. Cabe ao SGHC-FMUSP a obrigação de formar profissionais capazes de exercer bem estas tarefas.

Estes mesmos princípios de atuação são encontrados nos ambulatórios, enfermarias, Hospital Dia, Assistência Domiciliar e demais setores do SGHC-FMUSP, como poderá ser verificado nas suas respectivas seções, onde a liderança local responde pela eficácia e segurança das ações, devidamente articuladas à liderança central, para que as diretrizes entre os diferentes setores sejam sempre uniformes.

Da mesma maneira a área de Pesquisa abrange todos os espaços de atendimento além do setor destinado à pesquisa básica, que é desenvolvida no Laboratório de Fisiopatologia no Envelhecimento (GEROLAB), localizado no 1° andar da FMUSP.

As ações de Extensão constituem-se por, sua vez, em um complemento de grande importância aos componentes assistenciais, de ensino e de pesquisa, visto que atendem aos clientes com inúmeras opções de atividades, além das clássicas medidas diagnósticas e terapêuticas medicamentosas, o que permite a identificação de novas estratégias de ação, incluindo o tão desejado aspecto da humanização. Este conjunto de ações constitui o Programa GEROSAUDE que congrega inúmeras oficinas e disciplinas voltadas ao desenvolvimento do envelhecimento saudável sendo o idoso como seu protagonista principal.
 
 
 
© GEROSAUDE ( 1982 - 2017 ) - CEPEN Centro de Estudos e Pesquisas em Evelhecimento. Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização, mesmo qir citada a fonte- (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Todos os direitos reservados. Importante: Os anúncios publicados são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou interferência no conteúdo editorial.

Aviso Legal:
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do portal GEROSAÚDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação em temas geriátricos e gerontólogos cujos artigos expressam, fundamentalmente, o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença sem a insubistituível orientação de um profissional competente.
produzido por eadmed