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18/06/2019
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Ganhamos o Prêmio Saúde 2013 promovido pela revista SAÚDE da Editora Abril com o trabalho "Reserva cognitiva e baixa escolaridade".
 
 
Educação é tudo, vivemos repetindo. É a base do sucesso na vida pessoal e profissional e o segredo para o desenvolvimento de um país. Agora, achados de um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo vão além: alguns anos dentro da sala de aula ajudam a resguardar o cérebro de problemas futuros como perda de memória e dificuldade de raciocínio - comuns em quadros de demência que aparecem com o avançar da idade. É o que os cientistas chamam de reserva cognitiva, uma espécie de poupança que, se não evita a degeneração cerebral, faz pelo menos uma blindagem contra seus principais sintomas. Para chegar a essa conclusão, o grupo estudou o cérebro de 675 indivíduos falecidos acima de 50 anos. Eles avaliaram as habilidades cognitivas e funcionais dessas pessoas entrevistando parentes próximos com quem eles tinham contato diário ou semanal. As análises mostraram que, embora todos tivessem lesões cerebrais semelhantes, nos indivíduos com escolaridade média de 4 anos seus efeitos eram menores do que naqueles que eram analfabetos. O estudo é uma evidência de que a educação formal está associada a mecanismos que podem auxiliar a manter mais lucidez mesmo quando males como a doença de Alzheimer já estão instalados.

foto: Da esquerda para a direita, José Marcelo Farfel, Renata Elaine Paraizo Leite, Carlos Augusto Pasqualucci, Ricardo Nitrini, Wilson Jacob Filho e Renata Eloah Ferretti-Rebustini. (crédito: Sílvia Zamboni)
 
 
Data da publicação: 10/01/2014
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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