Ir para página princial  
Ir para página princial
28/04/2017
Go to English Version
Ir para página princial  
  home
 
 
 
Conheca o Serviço de Geriatria do HCFMUSP Serviços disponibilizados pelo SGHC Saiba mais sobre Alimentação, Atividades físicas e tambem artigos de especialistas Tire sua dúvida com nossos especialistas. Consulte o nosso Guia Médico Entre em contato conosco
 
 
 

APRESENTAÇÃO

O Centro de Desenvolvimento para Promoção do Envelhecimento Saudável - CEDPES, surgiu a partir de um Convênio de Cooperação entre a Subprefeitura Pinheiros, e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, por intermédio do Serviço de Geriatria, cuja direção é do Dr. Wilson Jacob Filho.Tem como objetivo principal “criar um espaço favorável à implantação de atividades dirigidas aos idosos que propiciem o deenvolvimento de habillidades e que contribuam para o envelhecimento saudável”. O CEDPES foi inaugurado em 16 de junho de 2008 e está localizado à Rua Cerro Corá, 1203, no bairro Alto de Pinheiros.

O CEDPES está localizado na divisa de duas Subprefeituras Pinheiros e Lapa . Em Pinheiros, a população de idosos é estimada em cerca de 20% da população da região o que faz essa Subprefeitura a região com maior concentração de idosos da cidade de São Paulo. Nesse sentido, criar espaços para este segmento é necessário e fundamental. Implica em realizar planejamento de atuações para cobrir as demandas de promoção de saúde.Foi neste contexto que o CEDPES foi implantado.

O CEDPES tem, também, por objetivo propor mudanças dos hábitos e costumes voltados para a saúde e bem estar. Ele é um espaço educativo, onde se privelgia a saúde e não a doença; não medicamentoso, com oferta de uma ampla variedade de atividades coletivas , que podem ser reproduzidas em outros locais. Também há o estímulo em promover ações inovadoras que visam empoderar os idosos em projetos relacionados ao empreendedorismo, ações voluntárias, ao regresso ao campo profissional remunerado ou não, à busca de novos talentos, novas habilidades, ao convívio social, e a participação social e política.

As atividades oferecidas são: Atividade Física, Fisioterapia, Dança de Salão, Danças Circulares, Arteterapia, Lian Gong, Tai Chi Chuan, Grupos de Psicologia, Grupos de Transição de Carreira, Musicoterapia, Meditação, Trabalho do Caminho/Pathwork, Pilates, Yoga, Chi Kung, Ciranda da Leitura e Avaliação Geriátrica .

O CEDPES tem como meta atender tanto a população idosa que tem a sua capacidade funcional preservada quanto a população idosa que se encontra fragilizada e dependente. Implantamos em 2012 um Centro Dia, onde atendemos idosos com alta vulnerabilidade ou dependência para atividades de vida diárias.

Podemos definir o CEDPES como sendo um espaço criativo, incubador de ideias e de projetos inovadores de promoção de saúde.

Trata-se de um projeto diferenciado ao propor uma avaliação geriátrica do idoso com testes de desempenho físico, mental e emocional realizada por residentes de geriatria e de medicina esportiva supervisionados pelo médico geriatra Marcel Hiratsuka. A partir dessa avaliação, que é períodica, são feitas orientações individualizadas no sentido de encaminhá-lo para uma e até três atividades, compatível com seu perfil.      



MISSÃO

Ser um espaço destinado ao desenvolvimento de ações coletivas que implementem a saúde do idoso e promovam o envelhecimento saudável.   



VISÃO

Criar um ambiente favorável ao desenvolvimento e avaliação de atividades que propiciem o desenvolvimento de aptidões e contribuam para a longevidade funcional.




NOSSA HISTÓRIA

Durante o segundo semestre de 2007, Subprefeito de Pinheiros Nilton Elias Nachle divulgou ao Prof. Dr. Marcos Boulos, Diretor da Faculdade de Medicina da USP, a existência de um terreno de aproximadamente   400 m² , no bairro Alto de Pinheiros , situado à R. Cerro Corá n° 1203, que se encontrava em licitação para início de uma obra  voltada exclusivamente para idosos.

O Diretor Dr. Marcos Boulos remeteu a informação ao. Dr. Wilson Jacob Filho, Professor Titular da Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP e Diretor do Serviço de Geriatria, para  iniciar conversações sobre o uso do espaço físico e a apresentação de um projeto, dedicado aos idosos da região. A partir de janeiro de 2008 iniciou-se um processo de reuniões entre representantes do Hospital das Clínicas da FMUSP e da Subprefeitura de Pinheiros, além dos respectivos assessores jurídicos para alinhamentos de definições, atribuições e competências.

Finalmente em 11 de junho de 2008 foi publicado em Diário oficial do Município o termo de convênio de cooperação administrativa, para a formação do Centro de Desenvolvimento para a Promoção do Envelhecimento Saudável -CEDPES.



EQUIPE

Dr. Wilson Jacob Filho
Coordenador Geral SG HCFUMSP

Dr. Marcel Hiratsuka
Coordenador CEDPES  pelo SG HCFMUSP

Diana Blay
Coordenadora  CEDPES pela Subprefeitura de Pinheiros



PÚBLICO ALVO

Idosos moradores da região, que tenham interesse na participação das atividades e que preencham os critérios específicos para cada uma delas.



PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Um dos principais objetivos do CEDPES é a pesquisa na área de promoção da saúde em idosos da comunidade sendo uma incubadora de projetos. Consideramos a pesquisa como forma importante não só de gerar informações úteis para ciência, mas também para o próprio aperfeiçoamento profissional e para a comunidade receber serviços de alta qualidade.
Foram apresentados as seguintes pesquisas em Congressos Regionais e Nacionais de Geriatria:

2010 • Congresso Brasileiro de Geriatra e Gerontologia

- " Benefícios do Yoga em Idosos " 
- " Efeitos da Meditação em Idosos " 
- " Incontinência urinária em uma população de idosos da comunidade " 
- " Fatores associados a quedas em idosos da comunidade "

2009 • VI Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia
-
" Comparação Clínico Epidemiológica entre Idosos Sedentários versus Praticantes da Atividade Física " 
- " Fatores Associados à Queixa de Memória em Idosos " 
- " Comparação do Desempenho em Testes de Aptidão Física entre Idosos Sedentários versus Praticantes de Atividade Física"

Outros

-
" Condição de Saúde Bucal, Hábitos de Higiene e Necessidade de Tratamento entre Idosos na Cidade de São Paulo " 
- " Impacto de um Protocolo de Exercicios Físicos em Grupo na Postura Estática, Aptidão Física e Qualidade De Vida Em Idosos " 
-  " Arteterapia e Trabalho Corporal no Cuidado com Cuidadores: Relato de Experiência "



DESTAQUES

Em 2009, o CEDPES foi um dos cinco premiados entre 83 projetos inscritos no XI Concurso Talentos da Maturidade - Categoria Programas Exemplares, promovido pelo Grupo Santander Brasil. Em 2013, o Ministério da Saúde  reconheceu o  CEDPES e o selecionou como sendo uma das experiencias exitosas  estaduais e municipais no campo do envelhecimento e saúde da pessoa idosa.



CONTATO E LOCALIZAÇÃO

Rua Cerro Corá, 1203 - Alto de Pinheiros - São Paulo-SP

Telefone: (11) 3021-4682
Email: cedpes@uol.com.br
Site:  http://www.cedpes.com.br




REALIZAÇÃO


 
 
 
 
© GEROSAUDE ( 1982 - 2016 ) - CEPEN Centro de Estudos e Pesquisas em Evelhecimento. Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização, mesmo qir citada a fonte- (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Todos os direitos reservados. Importante: Os anúncios publicados são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou interferência no conteúdo editorial.

Aviso Legal:
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do portal GEROSAÚDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação em temas geriátricos e gerontólogos cujos artigos expressam, fundamentalmente, o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença sem a insubistituível orientação de um profissional competente.
produzido por eadmed