Ir para página princial  
Ir para página princial
14/12/2018
Go to English Version
Ir para página princial  
  home
 
 
 
Conheca o Serviço de Geriatria do HCFMUSP Serviços disponibilizados pelo SGHC Saiba mais sobre Alimentação, Atividades físicas e tambem artigos de especialistas Tire sua dúvida com nossos especialistas. Consulte o nosso Guia Médico Entre em contato conosco
 

O GEROLAB (Laboratório de Fisiopatologia no Envelhecimento) irá abrigar o recém-criado Biobanco para Estudos no Envelhecimento, que visa obter uma grande quantidade de dados e material biológico para uma rede de pesquisas interdisciplinares, que possam abranger de forma global os aspectos do envelhecimento normal e das doenças crônico-degenerativas relacionadas. Além disso, procura formar massa crítica de pesquisadores e técnicos, em diversos graus de formação e também de caráter multidisciplinar concentrados no estudo do envelhecimento humano.

A cerimônia contou com a presença do Prof. José Otavio Costa Auler Jr., diretor da FMUSP, do Prof. Flavio Fava de Moraes, diretor-geral da Fundação Faculdade de Medicina, dos professores coordenadores Wilson Jacob Filho, Carlos Augusto Pasqualucci e Ricardo Nitrini, e demais professores, alunos, funcionários e parceiros científicos.

O Biobanco para Estudos no Envelhecimento é fruto da expansão de uma iniciativa que teve início no ano de 2003, a partir da união da Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo com os Departamentos de Patologia e Neurologia da mesma instituição, para criar o Banco de Encéfalos Humanos do Grupo de Estudos em Envelhecimento Cerebral da Faculdade de Medicina da USP (BEHGGEC-FMUSP).

Desde sua criação, mais de 3 mil encéfalos foram doados ao BEHGEEC por familiares de indivíduos idosos submetidos à autópsia no Serviço de Verificação de Óbitos da Capital (SVOC). Todos os casos são avaliados utilizando um protocolo rigoroso, com o objetivo de traçar o perfil clínico e anatomopatológico dos indivíduos. A casuística do BEHGGEC compõe uma amostra heterogênea valiosa e já serviu de base para diversas estudos científicos no Brasil e no exterior.


 
 
 
 
© GEROSAUDE ( 1982 - 2018 ) - CEPEN Centro de Estudos e Pesquisas em Evelhecimento. Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização, mesmo qir citada a fonte- (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Todos os direitos reservados. Importante: Os anúncios publicados são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou interferência no conteúdo editorial.

Aviso Legal:
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do portal GEROSAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação em temas geriátricos e gerontólogos cujos artigos expressam, fundamentalmente, o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença sem a insubistituível orientação de um profissional competente.
produzido por eadmed