Ir para página princial  
Ir para página princial
22/08/2017
Go to English Version
Ir para página princial  
  home
 
 
 
Conheca o Serviço de Geriatria do HCFMUSP Serviços disponibilizados pelo SGHC Saiba mais sobre Alimentação, Atividades físicas e tambem artigos de especialistas Tire sua dúvida com nossos especialistas. Consulte o nosso Guia Médico Entre em contato conosco
APRESENTAÇÃO

O Ambulatório de Acupuntura para o Idoso, do Serviço de Geriatria do HCFMUSP, foi criado em 2003, com a finalidade de oferecer esta opção terapêutica aos idosos acompanhados no Serviço.



MISSÃO

Oferecer o tratamento por acupuntura como opção no tratamento adjuvantes de doenças comuns no paciente idoso.
Treinar profissionais de saúde na indicação e aplicação de acupuntura.
Reunir informações com metodologia adequada para produção científica de alta qualidade.



VISÃO

O paciente idoso apresenta diversas condições de saúde que o tornam um bom candidato a ser tratado por acupuntura, com importantes benefícios para seu cuidado global em saúde.

Profissionais em treinamento precisam ter contato com essa opção terapêutica, com alta qualidade e visão científica moderna do assunto.

Há necessidade de produção de informação científica de boa qualidade metodológica na área.



PÚBLICO ALVO

Idosos atendidos pelo SGHCFMUSP que tenham problemas abordáveis pelo tratamento por Acupuntura.



HISTÓRIA

O Ambulatório de Acupuntura para o Idoso, do Serviço de Geriatria do HCFMUSP, foi criado em setembro de 2003, contando com seu coordenador e, em um curto período de tempo, com colaboradores voluntários, com alto nível de treinamento, que participam de todas as sua atividades. Com a modificação dp programa do Curso de Especialização em Acupuntura da Divisão de Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP, que foi estendida para um período de duração de dois anos, passou a receber também profissionais que fazem o curso e que, no seu segundo ano, tem a opção de fazer seu treinamento prático fora do Ambulatório do IOT. Com o início da Residência Médica em Acupuntura, tornou-se um dos estágios obrigatórios do programa de residência médica, oferecendo a esses médicos residentes a oportunidade de conhecer as peculiaridades da população idosa, em particular para o tratamento com acupuntura. No ano de 2013 passou a fazer uso do prontuário eletrônico, tornando o acesso às informações pertinentes ao tratamento facilmente acessíveis ao médico responsável pelo tratamento do paciente .



PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Inclui monografias de conclusão de Residência Médica e Cursos de Especialização em Geriatria e Gerontologia, além de participação de eventos científicos regionais, nacionais e internacionais, tanto na especialidade Acupuntura, como Geriatria.

Inclui ainda cinco participações da sessão Clinical Roundup da revista Alternative and Complementary Therapies, da Mary Ann Liebert Inc. publishers, de NY, USA.



EQUIPE

Coordenador
Profa. Dr. Yolanda Maria Garcia

Colaboradores: Dra. Mírian Gondim Meira Tibo, Dra. Elisabeth Prícoli Villela, Sr. João Campos (voluntário)



DESTAQUES

Em pouco tempo de existência, passou a ter uma demanda intensa, que acabou por gerar um fila de espera que não permite incluir no atendimento outros idosos do complexo HC. Todo o atendimento, treinamento e pesquisa são realizados dentro de estritos critérios científicos, demonstrando com clareza que a Medicina Complementar pode ser integrada ao ambiente acadêmico com evidentes vantagens, especialmente para uma população idosa. É um trabalho integrado ao conjunto do atendimento clínico do idoso do SGHCFMUSP .

 

CONTATO E LOCALIZAÇÃO

Av. Dr Enéas de Carvalho Aguiar, 155
Prédio dos Ambulatórios
5° andar Bloco 4A

Telefone: (11) 2661-6731

 
 
© GEROSAUDE ( 1982 - 2017 ) - CEPEN Centro de Estudos e Pesquisas em Evelhecimento. Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização, mesmo qir citada a fonte- (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Todos os direitos reservados. Importante: Os anúncios publicados são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou interferência no conteúdo editorial.

Aviso Legal:
Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do portal GEROSAÚDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação em temas geriátricos e gerontólogos cujos artigos expressam, fundamentalmente, o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença sem a insubistituível orientação de um profissional competente.
produzido por eadmed